O que faz um bom programador?

10/01/2021

Introducao

Ultimamente eu, seu editor de programação favorito, tenho pensado sobre o que faz um bom programador. Fui bastante inspirado pelo artigo do link. Porém apesar da análise técnica incrível, e de concordar com tudo que o artigo diz,  me vi obrigado a dar meu ponto de vista e questionar o que Realmente faz um bom programador?... a técnica? ou algo a mais?

Conceitos gerais

No google ao pesquisar o que é um programador encontramos na definição do dicionário, que define esse como "profissional especializado no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de programas de computador."

Baseado nessa ideia popular, diversos parceiros da área definem um bom programador como aquele que conhece bastante a parte técnica da área. Entretanto eu acredito que saber a técnica representa apenas uma das diversas características que um programador pode ter. Essas carácterísticas, no entanto, sozinhas não são capazes de definir um profissional como bons ruins.


Deixe-me explicar...

O resolvedor de problemas

A verdade e que, assim como as outras áreas, existem diversos tipos de profissionais na área da programação. Aqueles que trabalham com problemas imensamente técnicos, aqueles que o objetivo é encontrar os desafios na sua área e desenvolver mecanismos para "elevar o jogo", ou mesmo aqueles que sabem apenas o necessário para resolver os problemas que enfrenta no dia a dia ou no dia a dia de seus clientes.

dentre outros...

Entretanto todos eles devem ter uma característica em comum para serem exemplo em suas respectivas áreas. Essa características e a felicidade em resolver problemas. Quanto melhor um programador for, maior será sua sede em encontrá-los e resolvê-los, pois, na opinião do seu editor, é isso que faz um bom programador.

A programação é uma ferramenta linda,  capaz de fazer as mais belas obras de arte. Porém, assim como qualquer ferramenta, é necessário o olhar cuidadoso e a atenção do artista, ou seja, do programador.

Nesse sentido, a definição de programador ideal não seria como o google informa: "profissional especializado no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de programas de computador" e sim um profissional especializado na resolução de problemas por meio da programação.

Programação serve pra que?

Essa questão que foi levantada por mim, diz respeito as origens da ferramenta programação. Nessa origem a ferramenta da programação não surgiu como um fim em si mesma e sim para ajudar as pessoas. 

Portanto, um programador ao meu ver é alguém que entende as pessoas e suas necessidades. Nesse sentido um programador para evoluir e ser um bom programador, exemplar em sua área deve ser mais humano que técnico

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora